top of page

 

Jesus, a Luz do Mundo


Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.
João 8:12



Quando Jesus, a luz do mundo, o Verbo de Deus, fez-se carne e habitou entre nós, Ele ofereceu a luz a todos, dizendo: “Eu sou a luz do mundo” e João declarou: “E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam” (Jo 1.5). Por que as trevas não a compreendem? Encontramos a resposta para essa importante questão em João 3.19-20: ”O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.”


A Bíblia ensina que Jesus Cristo é a verdadeira luz e que nele não há treva nenhuma. Assim sendo os discípulos são convocados para que sejam aqui na terra o reflexo da luz verdadeira que é Cristo. Todo cristão foi chamado para ter em sua vida o brilho de Cristo.


Da mesma forma que uma lâmpada não pode brilhar se não estiver conectada a uma fonte de energia, o cristão não pode brilhar se não estiver ligado à pessoa de Jesus Cristo, visto que não tem luz própria, a luz que ele tem é reflexo da fonte de luz que é Jesus Cristo.


A luz serve de guia para as pessoas, sendo assim o verdadeiro cristão deve ser como uma lamparina nas trevas a iluminar o caminho que deve ser seguido. A escuridão é algo terrível, porque ela impede que vejamos qualquer coisa. Por exemplo, se você entrar no porão de uma casa ou em outro lugar escuro durante a noite, sem dispor de uma luz, correrá sério perigo de se machucar. É isso que a Bíblia nos comunica: todas as pessoas na terra estão em sério perigo, não apenas em sua vida presente, mas também quanto à eternidade. Portanto, é extremamente importante que todos se chegue à Luz.


Devemos entender que sem Jesus o homem está perdido, está em trevas, está morto em ofensas e pecados e é filho da ira. Por isso o mundo precisa ouvir o evangelho de Jesus Cristo para que através dele possam ver a luz de Cristo. E nos, como servos do Senhor, somos os propagadores dessa luz.



Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1 João 5:12 )

 



“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.” (Efésios 2:1,3)



Todos os cristãos devem ser luz no mundo e sal da terra e anunciar o evangelho, um sistema de salvação tão maravilhoso e tão simples que até as crianças no templo podem facilmente aprender. Na cruz vemos o amor e a justiça do Pai. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo. (2 Co 5:18). Vamos fazer conhecido a todos os homens esta verdade salvadora! Vamos proclamar ao mundo: “Arrependam-se, creiam no evangelho e vivam!”

 



Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.” (Romanos 5:8-10)



Ele é Deus, Ele é homem, Ele é o substituto dos pecadores; Ele irá receber e salvar a todos os que confiem Nele (Jo 6.37). Pensem Nele, Jesus! Aquele que fez os céus e a terra, o Verbo que se fez carne para nos redimir. Essa verdade gerará esperança no interior das almas perdidas. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto e os que olhavam para ela eram sarados, assim também os se que olham para Cristo, serão sarados, transformados e salvos.



Precisamos entender algumas coisas sobre nossa missão nesta terra. Fazer missões não significa apenas enviar missionários, tampouco criar organizações; fazer missões significa comunicar a verdade de Deus aos homens. A nossa maior necessidade é redescobrir o evangelho de Jesus Cristo e proclamá-lo porque ele é poder de Deus para a salvação (Rm 1.16).



O desafio de ser luz é permanente na vida de todo crente em Cristo Jesus. Brilhar no meio de um mundo que, segundo a Bíblia, jaz no maligno é para todos nós um dos principais objetivos da vida cristã.



As trevas somente dominam um local se a luz não chegar. Por isso temos que continuar avançando na proclamação do evangelho do Senhor Jesus em todos os lugares, testemunhando do amor de Deus revelado na cruz do Calvário por meio de Jesus Cristo que é a Luz do mundo.

 

 

O alimento necessário para sua alma.

bottom of page