top of page

A Origem da Igreja

 

 

A igreja é o grande estatuto do Deus vivo (1 Tm 3.15). Ela é o grande amor de Jesus Cristo. A bíblia diz: “Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por ela” (Ef 5.25).
Para melhor entendermos esse organismo devemos analisa-lo em três aspectos:


1. A Igreja tem origem em Deus desde a eternidade
2. A estrutura da Igreja
3. O propósito de Deus para com a Igreja

 

 


1. A Igreja tem origem em Deus desde a eternidade

 

 1.1. A Igreja no coração de Deus
   Deus em sua presciência, previu a queda do homem que criara, por seu grande amor concebeu um plano de salvação para a humanidade, e isso através de seu Filho amado (Ef 1.4,5; 1 Pe 1.19,20). O Filho aceitou o plano divino. É por isso que a Bíblia diz do “Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”(Ap 13.8).
   Em seu eterno plano, Deus também determinou as bases e a forma de comunhão que deveria haver entre os que aceitassem a salvação por Jesus Cristo. Foi então que a Igreja surgiu como um plano embrionário no coração de Deus.  Esse embrião se manteve “oculto em mistério” (1 Co 2.7) desde os séculos dos séculos, até que o Pai, na plenitude dos tempos, o quis revelar pelo Espírito Santo (Ef 3.2-6; 1 Co 2.10).

  

1.2. A Igreja na Plenitude dos Tempos
   Jesus, na plenitude dos tempos (Gl 4.4), veio e iniciou a sua missão, começou a ser revelado aquele mistério de Deus . Os homens que se convertiam  pela pregação de Cristo começaram a segui-lo e a “se congregar em Cristo” (Ef 1.10). De modo natural, formou-se em torno de Jesus um agrupamento que foi o início da Igreja. Jesus falou sobre a sua Igreja dizendo: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja” (Mt 16.18), referindo-se à confissão de Pedro que havia declarado na sua fé: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16). O início da igreja foi simples: Jesus era o centro em tudo e só havia uma caixa para atender aos pobres. Judas era o tesoureiro dessa caixa (Jo 13.29).

 

1.3. A Igreja Estabelecida
   Somente quando o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos e eles foram batizados com poder (At  1.5), é que a Igreja foi estabelecida em autoridade e na forma como Deus havia determinado. O mistério de Deus , guardado desde o princípio dos séculos , estava revelado : a Igreja, órgão de Deus na dispensação do Novo Testamento, havia aparecido em cena.

 

1.4. O Plano Divino Distingue Igreja Universal  e Igreja Local

 

 1.4.1. A Igreja Universal
A Igreja Universal  é um organismo espiritual, invisível ao olho humano, composta de todos os que, em todos os tempos e em todos os lugares, possuírem os nomes escritos no Livro da Vida. É “a universal assembleia e Igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus” (Hb 12.23). Os crentes do antigo Testamento, que creram em Deus e foram aceitos por Ele através do sacrifício de cordeiros, após a morte e a ressureição de Jesus foram postos  em pé de igualdade com os crentes do Novo Testamento (Rm 3.25,26). Eles tomarão parte na primeira ressureição, quando Jesus vier nas nuvens. Jesus é o líder da igreja universal. Não existem nela ministérios ou cooperadores: Ele é tudo em todos. Aqueles que permanecem em Jesus dando frutos pertencem à Igreja Universal. Se alguém não dá fruto, é cortado (Jo 15. 4-6). Todas as igrejas locais no mundo pertencem à Igreja Universal, mas é possível ser membro  da igreja local, sem pertencer à Igreja Universal .

 

1.4.2. A Igreja Local
A Igreja Local é a forma neotestamentária da comunhão entre os crentes. É um órgão que Jesus fez levantar através de sua morte (Jo 11.52; Ef 2. 15,16). Ela é o agrupamento de crentes regenerados e batizados em água, residentes em uma determinada comunidade, os quais, com o propósito de obedecer à Palavra de Deus, se reúnem em um organismo espiritual para, sob a direção de um ministro de Deus, servir ao Senhor . Pela Palavra de Deus , sabemos que era possível saber se uma pessoa pertencia ou não à igreja. A Bíblia fala de “alguns da igreja” (At 12.1) e dos que “saíram de nós” (1 Jo 2.19). Assim torna-se manifesta tanto a retidão dos Sinceros (1 Co 11.19) como o desvario dos errados (2 Tm 3.9). Quando a Bíblia fala da disciplina na igreja, a, subtende-se que o disciplinado pertencia à mesma, pois ninguém pode ser desligado de um local ao qual não pertencia (Mt  18. 17,18).
   Na Igreja Local, todos os membros são iguais em consideração, pois são irmãos (Mt 23. 8-10). Não existe discriminação de raça nem de posição social: todos são varas  na mesma videira (Jo 15.5). a Bíblia fala sempre de uma só igreja local e cada lugar: a igreja em Jerusalém (At 8.1),  em Antioquia (At 13.1), em Corinto (1 Co 1.2), em Tessalônica (1 Ts 1.1) e em Éfeso (Ap 2.1), por exemplo. A Igreja Local também é referida na forma plural, quando se trata das igrejas existentes em determinada região. Assim, as igrejas na Galácia (Gl 1.2), na Judéia, na Galiléia e Samaria (At 9.31) e na Macedônia (2 Co 8.1).

 

2. A Estrutura da Igreja


   A Bíblia fala da igreja como “a casa de Deus” (1 Tm 3.15). Isso nos faz pensar na sua estrutura, sistema que cada construção de valor deve possuir. Estrutura é um conjunto de partes que se destinam a sustentar a carga. Sem uma estrutura segura, a construção pode cair. A estrutura da Igreja é de grande importância. Vamos observar três coisas que formam essa estrutura,  sem as quais a Igreja não pode ser aquilo que Deus planejou que fosse.


2.1. A Igreja (EKKLESIA) de Deus é um povo Tirado do Mundo
   O mais importante na estrutura da Igreja e que lhe dá a razão de ser e de existir é que ela seja realmente constituída de um povo que, de acordo com as palavras de Jesus, tenha sido tirado do mundo (Jo 15.19). Essa realidade é evidenciada, de modo claro, pela própria palavra que o Novo Testamento usa, em sua língua original (grego), para “igreja” – EKKLESIA. Essa palavra é composta por duas outras: ek e klesis. EK significa “para fora”, e KLESIS, “chamado”. Ekklesia é utilizada no Novo Testamento 115 vezes e aparece em três significações distintas, porém sempre tratando  de algo que é chamado para fora.

 

  • • É usada três vezes para expressar uma assembleia de comunidade grega, tanto legal (At 19.39) como ilegal (At 19.32,40). Na acepção lega, os componentes da referida câmara eram chamados do convívio da família e da sociedade para constituírem aquela assembleia.
     
  • • É usada duas vezes para designar o Israel de Deus no Antigo Testamento (At 7.38; Hb 2.12), exprimindo, assim, como Deus chamou a Israel dentre os povos para ser um povo seu (Dt 7.6-8).
     
  • • É usada 110 vezes para designar a Igreja do Deus vivo e revela grandes e importantes verdades sobre essa organização, como um povo “chamado para fora”: Klesis, com relação à Igreja, nos faz pensar na chamada de Jesus aos pecadores perdidos  (Mt 9.13; Lc 19.10). Deus chama por sua soberana vocação (Fp 3.14), para comunhão para com seu filho Jesus Cristo (1 Co 1.9). Ek evidencia que por essa chamada fomos tirados das trevas (Cl 1.13), do mundo (Jo 15.19) e dessa geração perversa (At 2.40). a finalidade dessa “chamada para fora” é que sejamos o povo de Deus  (2 Co 6. 14-18), um povo seu, especial, zeloso de boas obras (Tt 2.14), uma geração eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo adquirido (1 Pe 2.9).
     
  • • Convém salientar que é somente quando a igreja realmente é constituída de “um povo tirado para fora” é que tem o direito de ser chamada “IGREJA”, no sentido neotestamentário.
     

 

 

2.2. Jesus é o Centro Absoluto da Igreja
 

Outro fator importantíssimo relacionado a estrutura da Igreja é que Jesus deve ser o seu centro absoluto. Essa realidade temo expressada em João 1.3, onde está escrito: “Sem ele nada do que  foi feito se fez”. Foi Jesus que comprou a igreja com seu sangue (At 20.28) e morreu para ser seu Senhor (Rm 14.9). Deus determinou: “Ele é a cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha preeminência”  (Cl 1.18). a Bíblia usa vários símbolos que apontam de modo claro o lugar que Jesus tem e deve ter na igreja. Jesus ressuscitado é o mais importante credo da Igreja. É isso que a distingue de qualquer outro tipo de sociedade ou religião.


2.3. A Igreja como Corpo de Cristo


   A Igreja como corpo de Cristo (Ef 5.22.23) é um organismo vivo formado por aquele que pela salvação receberam uma nova vida através de Jesus (Ef 2. 1.5), aquele que vive em nós (Gl 2.20). É um corpo cuja cabeça é o próprio Cristo (Ef 1. 22,23), que é o Salvador desse mesmo corpo (Ef 5.23). Como um corpo não pode existir sem cabeça, assim também a Igreja não tem nenhuma condição de subsistir sem Cristo, a sua cabeça.



3. O propósito de Deus para com a Igreja

 

3.1. Deus escolheu a Igreja para ser a sua morada

  

3.1.1. Deus quer habitar no meio dos homens
   Desde o Antigo Testamento, Deus mandou levantar o Tabernáculo para habitar com o seu povo (Êx 25.8) e encheu-o com a glória divina (Êx 40.34). Também o templo foi levantado com a mesma finalidade (1Rs 9.3-5). No Novo Testamento, Deus prometeu fazer da sua Igreja sua morada (Ef 2.21,22; 1 Co 3.16). Jesus afirmou, falando da igreja: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18.20; 28.20). Nesta dispensação, Ele se manifesta pelo Espírito Santo (2 Co 3.8; Jo 16.14,15). Por isso importa que a Igreja esteja cheia do Espírito Santo (Ef 5.18; At 2.4).


3.1.2. Deus deseja falar aos homens
   Assim como Ele falou no Tabernáculo (Êx 25.22) e no Templo (2 Rs 19.15), quer também falar à sua Igreja. A Bíblia diz: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Ap 2. 7-11). Se Deus, no tempo de Moisés, falava  por meio do fogo (Dt 4.12), quanto mais hoje, quando vivemos na dispensação do Espírito Santo. Atualmente Deus faz ouvir a sua voz por meio do Espírito Santo, que nos fala através de sua Palavra (2 Sm 23.2)vivificando-a (Jo 6.63; 2 Co 3.6). Atualmente Deus faz ouvir a sua voz por meio dos seus ministros (1 Pe 1.12; Hb 2.3,4; 23.2). O Espírito Santo comunica-se conosco também através dos dons espirituais, dos quais seis transmitem a sabedoria e a mensagem de Deus (1 Co 12. 8-11).

 

 3.2. A Igreja é o lugar onde o crente cultua a Deus
   Conforme o propósito, Deus escolheu a Igreja para que fosse o seu sacerdócio nesta nova dispensação (1 Pe 2.9; Ap 1.6). Assim como Deus ordenou, no Antigo Testamento, que o culto sagrado fosse oficiado pelo sacerdócio levítico (Nm 3.3; Êx 28.3), assim Ele entregou, no Novo Testamento, esse ofício à Igreja. O apóstolo Pedro escreveu: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo” (1 Pe 2.5).

 

3.2.2. Semelhanças entre o antigo e o novo sacerdócio
Existem várias semelhanças entre o sacerdócio da antiga e o da nova aliança (Hb 7.27):


 

  • • Deus ordenou também ao seu sacerdócio nesta dispensação oferecer sacrifícios espirituais (1 Pe 2.5). É verdade que são sacrifícios diferentes daqueles oferecidos no antigo pacto, que não podiam aperfeiçoar aqueles que os ofereciam (Hb 9.8). No novo pacto, porém, veio Jesus e ofereceu o maior e o mais perfeito sacrifício quando, pelo Espírito eterno, ofereceu-se a Si mesmo, imaculado (Hb 9.11-14; 5.1). A nós, os sacerdotes do novo pacto, cabe oferecer ao Senhor sacrifícios de louvor por tudo quanto Ele fez e continua fazendo por nós (Hb 13.15; 2 Cr 29.31).
  • • Devemos também oferecer a Deus os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que o nosso culto racional (Rm 12.1). Foi esse sacrifício que os crentes da Macedônia ofereceram a Deus (2 Co 8.5).
     
  • • Assim como os sacerdotes do Antigo Testamento orientavam os que serviam no santuário (Nm 3.22), também os ministros da igreja são os encarregados, pelo Senhor, de executarem os trabalhos pelo aperfeiçoamento dos santos para a obra (Ef 4.12).
     
  • • O sacerdócio de Deus do novo pacto, que é a Igreja, deve tomar parte ativa no culto a Deus. O Senhor espera isso, e todo o crente o pode fazer. Cada crente deve, portanto: orar a Deus sem cessar (1 Ts 5.17; Rm 12.12; Cl 4.2), usar os dons espirituais na Igreja (1 Co 14.26)me anunciar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a luz (1 Pe 2.9).

 

 

bottom of page